Quem ama maquiagem com brilho, levanta a mão!
As maquiagens com pigmentos, glitter e muito brilho estão nos trend topics das redes sociais e cada vez mais no gosto das nossas clientes, fazendo com que os profissionais tenham que escolher os melhores pigmentos para determinadas situações. Mas você sabe realmente a diferença entre eles, sabe o que é uma purpurina, asa de borboleta, pigmento ou glitter? Se não, eu te explico.
Todos esses produtos são extremamente brilhosos com alta reflexão de luz e possui diferença quanto à granulação, “grossura”, das partículas de brilho, então, vou começar explicando dos produtos com textura mais fina para os mais grossos, ou seja, purpurina, asa de borboleta, pigmento, glitter, brocado e lantejoula. Vamos lá?
PURPURINA – Nome popular de alguns pós corantes, geralmente metálicos e super finos, nas cores dourada, prateada, bronzeada, entre outras. Por ser feita de uma mistura de pós metálicos como, cobre, zinco, alumínio e recoberta com ácidos graxos, não são aconselhados a serem usados na pele, mesmo sendo de baixa toxidade, pois nosso organismo absorve o que colocamos sobre ela, e o excesso de metais pesados no nosso organismo pode causar, por exemplo, se inalado, irritação das vias respiratórias e vias digestivas, se o contato for continuo e prolongado pode causar irritação e dermatites na pele e nos olhos. É o mais fino de todos, mas não é aconselhado seu uso na maquiagem, mas sim para pintura e artesanato.
ASA DE BORBOLETA – É o mais fino dentre os produtos que são aconselhados a serem usados na maquiagem. A asa de borboleta é uma sombra muito fina, com muita cintilância, geralmente as mais usadas são as furta-cor, mas existem cores variadas. Tem esse nome, pois os reflexos assemelham-se aos das asas das borboletas. Pode ser usada sobre as sombras, valorizando e trazendo alta cintilância para as sombras neutras ou coloridas, não sendo necessário o uso de fixador, mas também pode ser usada sozinha sobre um potencializador de sombras. A textura é muito parecida com a purpurina, mas pode ser usada na maquiagem.
PIGMENTO – Os pigmentos, assim como o nome sugere, são sombras em pó muito pigmentadas, que podem ter acabamento opaco ou brilhante. Os opacos (mattes) geralmente são de textura mais fina e os brilhosos mais granulados. Hoje vou falar sobre os mais granulados, com muita cintilância e brilho. São mais grossos que a asa de borboleta, então para serem aplicados na pálpebra é necessário o uso de fixadores ou potencializadores de sombras, para que estes produtos não se espalhem por todo o rosto. Hoje é um dos produtos mais encontrados em todas as lojas de cosméticos. Diferente da asa de borboleta, os pigmentos possuem além de alta cintilância, pontos de brilho que aumentam a reflexão desses produtos.
GLITTER – É o produto com a textura mais grossa que geralmente utilizamos na maquiagem social. São compostos por uma variedade de pedaços muito pequenos de papel, vidro ou plástico, em cores neon, metálico e iridescente para refletir a luz. Para uso na maquiagem é necessário que os glitters não sejam feitos de vidro, pois podem machucar os olhos. Prefira sempre os produtos que são próprios para a maquiagem, mas se optar por glitters mais baratinhos que são vendidos em papelaria, escolha os que são feitos de PVC ou Poliéster, que podem ocasionar menos lesões caso caiam nos olhos. Os glitters não devem ser confundidos com brocal, paetê ou lantejoula que são produtos maiores.
BROCAL – São partículas de PVC metalizadas em diversas cores, diferenciadas por seu corte uniforme e brilho. Geralmente é o resíduo que sobra do corte (do furo) da lantejoula ou dos paetês. Diferencia-se do Glitter Escolar por ser uma partícula maior, o que lhe propicia brilho intenso. Indicado para uso em trabalhos escolares, fantasias, enfeites de festas e artesanato em geral, na maquiagem geralmente o brocal é usado em produções mais artísticas, para shoots fotográficos ou no carnaval, na maquiagem social é pouco utilizado.
LANTEJOULA – Uma lantejoula é um ornamento em formato de pequenos discos para decorar roupas e acessórios de moda. São fabricadas em uma grande variedade de cores e formas geométricas. No entanto, as atuais fábricas diferenciam paetê de lantejoula pelas suas formas: a lantejoula teria a borda sextavada e o paetê é totalmente liso. Além disso, a lantejoula é sempre um disco circular e o paetê pode ser apresentado em outras formas: quadrado, flor etc. Outra diferença que o furo da lantejoula sempre seria no meio do disco e o furo do paetê pode vir na ponta, facilitando a costura. São usadas bastante em fantasias de carnaval e em trabalhos escolares. Não é utilizado na maquiagem social, na maquiagem artística até pode ser usado dependendo da produção.
Espero que esse post tenha te ajudado a entender as diferenças entre esse produtos que a cada vez mais estão nas nossas cases e maletas de maquiagem.
Um grande abraço e nos vemos por aqui.