top of page
Adriano Roman

Peles Específicas: Acne, Rosácea, Melasma e Vitiligo

Alguns cuidados devem ser tomados quando estamos trabalhando em peles específicas, como por exemplo: a cobertura de pele, a neutralização de cores, entre outros. Hoje o foco será onde mais se precisa - na cobertura de pele. As técnicas de olhos ficarão a critério de cada um.


Aqui apresento técnicas de camuflagem para os tipos de peles específicas, mas, a melhor solução para combater esses problemas de pele é procurar tratamento dermatológico indicado por um profissional.

ACNE


A acne não afeta apenas adolescentes, e muitas mulheres sofrem com o problema já na idade adulta.

Alguns fatores, como o clima quente e úmido, reposição de hormônios e má alimentação podem provocar acne. Estes fatores estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, e, geralmente quem tem a pele oleosa costuma sofrer mais com o problema. Atualmente, há diversos produtos disponíveis no mercado de cosméticos de excelente qualidade e que não afetam a pele nem agravam o problema, pelo contrário ajudam no tratamento.

Ao começar é importante preparar a pele para receber a maquiagem, então, retire os resíduos de maquiagens anteriores com um bom demaquilante, logo após tonifique e hidrate a pele com produtos com formulação em gel, que são mais indicados para peles oleosas e acneicas.



O uso de Primer Matificante e de uma Base de cobertura média à alta e livre de óleo (oil-free) são as melhores opções, pois irão ajudar a segurar a oleosidade excessiva desse tipo de pele. Em seguida, é a vez do corretivo em tom de pele. Ele que vai esconder por completo as marcas de acne, e deve ser passado nos locais que ainda estiverem se sobressaindo mesmo após a base. Não esqueça de selar a pele com um pó facial, seja solto ou compacto, os pós ajudam a segurar ainda mais a oleosidade que a pele produz durante o dia.


Em alguns casos, onde há vermelhidão excessiva na pele, o uso do corretivo verdes irá ajudar a camuflar essas tonalidades. Lembre que corretivos coloridos devem ser usados antes da base.

Atenção: Os volumes e as cicatrizes profundas deixadas pela acne não irão desaparecer com maquiagem, apenas as colorações serão disfarçadas.



ROSÁCEA


A rosácea é uma doença comum em adultos e tem uma apresentação muito variável. A pele pode apresentar vermelhidão, lesões de pele, pústulas e inchaço causado pelo acúmulo de líquido e geralmente se apresenta na parte central do rosto. Pessoas que tem rosácea são mais sensíveis ao sol, calor e ao frio e podem apresentar reação a algum tipo de produto. São pessoas de pele muito sensível, sendo necessário usar produtos hipoalergênicos e específicos para esse tipo de pele.


Antes de se iniciar a maquiagem é preciso preparar a pele. Use demaquilante, tônico e um bom hidratante suave para acalmá-la e finalize aplicando um Primer.


Assim como nas peles acneicas, o uso do corretivo verde antes da base é necessário para neutralizar a vermelhidão da pele com rosácea, logo após aplique uma Base líquida de cobertura média à alta sobre toda a pele dando leves batidinhas para não tirar o corretivo verde do lugar e se for necessário aplique um corretivo em tom de pele nos locais que a base não conseguiu camuflar. Aplique o pó facial para fixar a maquiagem.


Para as peles acneicas e com rosácea não é recomendado utilizar blush rosa ou avermelhado, para que a cor da pele não volte à tona. Para dar cor ao rosto, utilize um blush bronzeador ou em tom de pele levemente mais escuro.


MELASMA


Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.


Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças e à gravidez. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico. As manchas de melasma não são prejudiciais à saúde, porém incomodam em relação à estética.


Assim como nos casos anteriores a pré-maquiagem, demaquilar, tonificar e hidratar, e o uso de corretivos coloridos se fazem necessário antes de começarmos a maquiagem.


O tom de pele da maioria das pessoas que possuem melasma é mais escuro, então, a mancha de melasma será ainda mais escura que a cor da pele. Ao contrário de que muito se lê na internet, eu utilizo para neutralizar as manchas escuras de melasma um corretivo laranja (coral), pois manchas escuras, seja melasma ou uma olheira muito profunda possuem muita pigmentação azul.



Para as peles claras, com melasma de tons castanhos alaranjados, sim, eu utilizo o corretivo lilás. Mas na verdade, nesses casos de melasma clarinho, só uma base de alta cobertura já resolve.


Depois de neutralizar a pele com corretivo coral utilize uma base de alta cobertura e após finalize com corretivo, se necessário, e pó facial para selar os produtos cremosos.



VITILIGO


Vitiligo é uma doença responsável pela perda de pigmentação natural da pele e, ao contrário do que alguns acreditam, não é contagiosa e seu surgimento pode se dar em qualquer idade. Ele aparece mais comumente como manchas brancas e em qualquer parte do corpo, porém aquelas pessoas que possuem vitiligo na região do rosto são as que mais sofrem com o problema e muitas vezes passam a vida buscando alternativas para escondê-las.


Para disfarçar as manchas brancas na pele e não deixar um efeito acinzentado, vamos também utilizar os corretivos coloridos.



Para as peles claras, utilizamos um corretivo laranja e para as peles escuras um corretivo vermelho, em ambos os casos após aplicar o corretivo colorido devemos aplicar uma base de cobertura alta e finalizar com corretivo e pó.


Todos os casos anteriores o principal foi a neutralização da pele de acordo com a teoria das cores. Sempre as cores complementares irão se anular, então, basta identificar a cor da mancha na pele e traçar uma reta ao lado oposta do círculo cromático, a cor oposta irá neutralizar essa mancha da pele.



Não existe maquiagem que dure o dia todo sem precisar de retoques.

Sempre precisaremos retirar o brilho de oleosidade e fazer retoques com os pós durante o dia, então, os lencinhos anti-brilho são ótimos para retirar o brilho e não estragar a maquiagem.


Espero ter ajudado, grande abraço e nos vemos por aqui.


bottom of page