top of page
Adriano Roman

Pele Oriental: Maquiagem e Cuidados

A grande maioria das mulheres é apaixonada por maquiagens, mas precisamos entender que cada raça, etnia e cultura possui um jeito particular de usar as técnicas de maquiagem para realçar a sua beleza.

As mulheres orientais se diferem das demais por possuírem traços marcantes e características físicas bem particulares, como a pele levemente amarelada, o rosto arredondado, olhos puxados e os cílios mais retos. Utilizando as técnicas corretas conseguimos valorizar cada ponto, destacando o que é mais evidente, os olhos puxados e a pele amarelada.


A pele é o ponto principal da maquiagem. É importante entendermos que orientais possuem subtom de pele amarelado, portanto a base deve respeitar isso, escolha e teste sempre no rosto, para achar o tom e o subtom correto. Nunca teste a base na mão, pois a cor das mãos e dos braços é diferente do rosto, até porque, a base será usada no rosto, então deve ser testada no rosto. Evite bases de fundo rosado, elas criam um contraste muito grande com a cor do pescoço, criando a impressão de máscara.


Outra característica importante é o formato de rosto das orientais, que na grande maioria é redondo. Muitas vezes, além de redondo, ele tem uma tendência a ser “chapado”, sem muita profundidade ou ângulos como queixos proeminentes e bochechas saltadas. Nesses casos as técnicas de contorno e iluminação são bem vindas para fazer as correções necessárias.



A cor mais escura, que deve ser opaca, pode ser usada ao redor do rosto e ao longo do nariz, isso fará com que essas partes pareçam ter mais profundidade do que tem na verdade. Já a cor mais clara, também opaca, deve ser aplicada no topo do nariz e no alto das maças do rosto, fazendo com que essas partes pareçam “saltadas”, dando ao rosto um aspecto com mais ângulos. Lembre-se de esfumar bem esse claro e escuro pra que as linhas que dividem as duas cores desapareçam.


Ao utilizar o Blush você pode dar mais contraste ao rosto utilizando tons rosados ou deixar um efeito mais neutro e natural utilizando os tons alaranjados (coral) ou pêssego.

Os olhos orientais possuem a pálpebra móvel escondida e a pálpebra superior reta, sem a profundidade da linha do côncavo. As cores que irão criar a ilusão de profundidade nesses formatos de olhos são o preto, cinza, chumbo e marrom. Todas as cores e tons mais escuros são ótimos para criar essa impressão de profundidade.


Os olhos puxados podem ser valorizados sempre, independentemente da ocasião, porém é importante esfumar muito bem os tons escuros para não pesar demais o olhar, pode-se utilizar também um lápis nude na linha d’água inferior e abusar das máscaras de cílios, e, se preferir, utilize um curvex.

Ao escolher a cor das sombras é importante entendermos as harmonias de cores, e que para criarmos contraste, deveremos usar cores complementares, ou seja, as cores opostas no círculo cromático, então para as peles orientais, que são amareladas as melhores cores de sombras são os violetas, roxos, azuis e os tons avermelhados, como cobre, marsala, vinho, etc.



Para os lábios, todas as cores e texturas podem ser utilizadas, desde as mais claras às mais escuras. Os batons devem ser usados de acordo com a preferência e o ambiente.


Espero ter ajudado!

Grande abraço e nos vemos por aqui.



bottom of page