A uns dias atrás li um post falando sobre as Maquiagens das Redes Sociais e a influência das “blogueiras” na vida das pessoas e dos profissionais, então resolvi falar sobre esse post.
Segue o link do post que me influenciou a escrever sobre esse assunto: http://www.soulmake.com.br/maquiagem-de-instagram/
Essas questões já vinham me incomodando há muito tempo, para quem não sabe, eu sou maquiador à alguns anos e instrutor de maquiagem e sempre que estou demonstrando uma técnica ou alguma maquiagem específica sempre ouço: “Mas eu vi um vídeo...”, “Eu vi uma foto no instagram...” ou “Vi que usando uma colher é mais fácil...” entre outras coisas. Eu sempre tento explicar que nas redes sociais são imagens trabalhadas, editadas, com muitos filtros, com uma excelente iluminação, entre outros artifícios para deixar a imagem ou o vídeo excepcionalmente atrativo ao público, porém, longe da realidade.
As pessoas não conseguem entender que são influenciadas negativamente, por esses vídeos ou fotos, não entendem que para cada tipo de rosto existe um tipo de maquiagem. Não conseguem entender que o que se copia de um vídeo ou foto é apenas uma CÓPIA, uma reprodução, que muitas vezes ou quase nunca, se encaixa no SEU formato de rosto, tipo de olhos, pálpebra, tom e subtom de pele, porém, as pessoas seguem tentando copiar sem levar essas questões em conta.
As pessoas não entendem que o profissional de maquiagem estuda, pesquisa, pratica, exercita muito a profissão. Muitas vezes os profissionais nem assistem esses vídeos, pois eles não retratam a realidade de uma técnica profissional ou mesmo a real necessidade para as clientes.
Não entendem que as famosas e queridas “blogueiras” muitas vezes não são maquiadoras profissionais com experiência de maquiar outras pessoas, e sim são apenas AUTOMAQUIADORAS, que sabem apenas se automaquiar. E o pior muitas vezes passam receitas e truques duvidosos.
As pessoas ainda não entendem que um profissional nunca vai usar uma meia para aplicar base, ou um sapato para fazer as medidas e marcações para o contorno, muito menos uma colher ou fita adesiva para fazer um delineado gatinho, isso não é coisa de profissional, é coisa de amador, é coisa para a dona de casa fazer antes de ir pra festinha da vizinha, e só!.
Quando os alunos me perguntam: “Posso usar fita sor?”, "Posso usar um chinelo?" ou ainda "Posso usar uma 'bomba' de chocolate?" minha resposta sempre será: JAAAMMMAAAIIISSS!!!.
Acredito que o profissional não precisa desses artifícios para fazer um delineado ou qualquer outra técnica dentro da maquiagem.
Então cuidem com o que vocês olham na internet e nas redes sociais, ou melhor, saibam identificar o que é correto e o que não é. Mas para isso, é preciso que se tenha um certo conhecimento, então estudem, busquem aperfeiçoamento e evitem receitas caseiras, truques milagrosos, que nem sempre dão certo, ou podem fazer mal para a pele. Não se iludam com imagens altamente alteradas e com muitos filtros, maquiagens muito pesadas que são lindas no vídeo e na foto e que na vida real fica muito carregada e pesada e ao invés de embelezar, acabam deixando a pessoa mais envelhecida.
As pessoas não conseguem enxergar que as imagens são modificadas com filtros, muitas vezes excessivos, que a pele da pessoa maquiada parece de borracha, de cera ou plástico. Nada natural!
Lembre que a maquiagem serve para embelezar, realçar a beleza e quanto mais natural melhor (minha opnião e entendimento sobre a maquiagem).
Claro que existem blogs, sites, canais do Youtube que são excelentes e muitas vezes pouco conhecidos porque os profissionais de verdade querem que as pessoas realmente aprendam e não estão apenas interessados em "likes". Os profissionais muitas vezes não são modistas reproduzindo técnicas absurdas, eles sabem que para cada cliente tem um tipo de maquiagem que vai valorizá-la mais, e por isso, muitas vezes, são pouco conhecidos.
Eu não olho mais vídeos na internet porque me incomoda muito - começa a me dar uma irritação muito grande - ver pessoas sem conhecimento nenhum dando dicas de coisas erradas como se fosse verdade.
Espero que as pessoas comecem a entender a diferença de um Profissional de Maquiagem e uma Blogueira de Maquiagem. Eu não sou contra as "Blogueiras", mas sou contra elas ensinarem coisas erradas dizendo serem profissionais, ou então que digam e deixem claro que a técnica que estão apresentando é para o formato de rosto delas, para elas e que não representa a realidade profissional de um maquiador.
Então, valos refletir, analisar e filtrar o que consumimos na internet.
Grande abraço e nos vemos por aqui.