top of page
Adriano Roman

Max Factor e Helena Rubinstein


Acredito ser de suma importância que maquiadores e futuros maquiadores conheçam a história dessas duas personalidades que foram referência no início da maquiagem moderna e da cosmetologia. Max Factor, considerado o pai da maquiagem e Helena Rubinstein, que pra mim, é a mãe da cosmética, foram responsáveis pela produção e criação de produtos que utilizamos até hoje. Aqui apresento apenas um resumo da história de vida dessas duas personalidades.



Max Factor (1877 – 1938)


Nascido em Lodz, na Polônia, aos 7 anos começou vendendo laranjas e balas no lobby do Teatro Czarina em sua cidade. Um ano depois foi ser assistente do boticário local e aos 9 passou a aprendiz do mais renomado fabricantes de perucas e cosméticos de Lodz, onde aprendeu a profissão.

Após concluir o serviço militar obrigatório abriu sua primeira loja de perucas, cremes, rouges e fragrâncias. Logo ele foi alçado ao posto de cosmetólogo da familia Imperial Russa do Czar Nicolau II, onde foi informado que precisaria estar sempre à disposição para cuidar do embelezamento e fazer com que todos tivessem as faces coradas, olhos destacados e cabelos sedosos. Vivia como escravo e a cada vez que saia, era vigiado por dúzias de pessoas. Uma vez por semana tinha a permissão de retornar a sua loja para cuidar dos negócios.

Max resolveu fugir para os EUA. Desembarcou em 1904 no porto de Nova York. Em 1909 fundou a Max Factor and Company em Los Angeles. A partir dai começou a trabalhar com o cinema, desenvolvendo maquiagens e penteados para as estrelas da época.

As maquiagens ainda eram grossas e muito artificiais e chegavam a rachar na pele, Max começou a desenvolver um produto mais leve e que não rachasse na pele, foi ai que surgiu a primeira base cremosa. Foi o pioneiros na criação dos cílios postiços, gloss, batom e o famoso pancake.

Criou a Harmonização das Cores, definindo as cores mais adequadas para cada cor de pele e cabelo de seus clientes. O termo "Make-up" foi criado e utilizado por ele, no inicio da década de 20. Seu sucesso foi tanto que todos os artistas da época queriam ser maquiados e penteados por Max Factor. Faleceu em 1938. Somente em 1981 foi reconhecido com um Oscar pelos trabalhos de maquiagem feito nas épocas de ouro do cinema. Hoje os seus bisnetos são proprietários da marca SmashBox.



Helena Rubinstein (1872 – 1965)

Nascida em uma família pobre na Polônia, morreu dona de uma das maiores fortunas do mundo e deixou um legado ainda visto na indústria de cosméticos e nos hábitos femininos. Rubinstein mudou-se para a Austrália, aos 24 anos, levando 12 potes de um creme facial caseiro inventado por sua mãe.

Seus métodos inovadores conquistaram as mulheres de Melbourne, cidade onde abriu seu primeiro salão. Em pouco tempo ela abriu salões na Europa e nos Estados Unidos e passou a gerenciar a própria empresa multinacional.

Mulher excepcional, exigente e elegante, Helena Rubinstein, a “imperatriz da beleza”, como ficou conhecida, conquistou mulheres, democratizando a cosmética com seus produtos de qualidade e comprovados efeitos para a pele.

Criou o VALAZE, um creme de tratamento facial, formulado à base de ervas, que se transformou em um enorme sucesso e revolucionou os conceitos de tratamentos tradicionais. Introduziu a classificação entre peles seca, normal e oleosa. Isto ocorreu em 1902, quando pela primeira vez na história a dermatologia à cosmética andavam juntas. Seus cremes, faziam mais do que hidratar, suas fórmulas chegaram a ser consideradas milagrosas ao combater rugas e os efeitos do vento e do sol sobre a pele.

A partir de 1917, começou a fabricar e distribuir seus produtos em grande escala. Produziu uma linha exclusiva para os homens. Foi uma pioneira ao distribuir seus produtos em lojas de departamento e a criar a profissão de consultora.

Em 1932 a HR trouxe os primeiros produtos para o Brasil. Em 1956, usou o colágeno como princípio ativo, começaram as linhas anti-envelhecimento. Morreu em 1965 e logo a grife HR foi adquirida pelo Grupo L'Oréal.




Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Factor e Rubinstein, deixo aqui as indicações das suas biografias.




Max Factor, o homem que mudou as faces do mundo / Fred E. Basten; Matrix: Traz a história de vida desse homem que é referência do inicio da maquiagem e foi um dos pioneiro na criação das maquiagens que conhecemos hoje em dia.






A mulher que inventou a beleze: A vida de Helena Rubisntein / Michèle Fitoussi; Objetiva: Aqui conhecemos a vida dessa mulher que ficou conhecida como a pioneira na indústria de cosméticos e cremes de tratamentos faciais.




Espero que tenham gostado!

Grande abraço e nos vemos por aqui!




bottom of page