Já vimos muitas famosas passarem por esse problema e imaginamos que nunca vai acontecer conosco, até que um dia... Tá lá... Nosso rosto mais branco, estampado nas fotos.
Imagina, você passa horas se arrumando, faz uma maquiagem linda em casa ou até mesmo no salão, para uma festa incrível, tira milhões de fotos, e quando vai olhar o resultado... Não dá para acreditar, o rosto está completamente branco! Esse é o famoso “efeito fantasma”. Fala a verdade, da vontade de chorar, não é mesmo?
Quem nunca passou por isso? Acredito que muitas! Mas você sabe por que acontece esse efeito nas fotos? Hoje eu vou falar sobre o que pode causar esse efeito no rosto.
1. Tom e o Subtom errado.
Quando você escolhe uma base, ela deve ser do tom exato, nem mais claro e nem mais escuro do que o seu rosto. Para não errar, nunca teste o tom da base na mão ou antebraço. Geralmente o tom do braço, antebraço e mãos é diferente do nosso rosto, por estarem mais expostos ao sol, por exemplo.
E afinal de contas, onde você vai usar a base, no rosto, não é? Então, o local certo para testar a base é no rosto, mais precisamente, na lateral da mandíbula entre a face e o pescoço, se a base sumir, é a certa.
Também devemos levar em consideração o subtom da base, pois se tivermos um subtom quente e utilizarmos uma base com subtom frio, também vai causar o efeito branco nas fotos.
Algumas bases podem ter o mesmo tom, mas com subtons diferentes, como por exemplo, as da M.A.C., que possuem subtom que pode ser quente de fundo amarelado (NC) ou frio, puxando mais para o rosado (NW), e o tom que vai variar se a pele for clara ou escura (15 à 58). Se o seu subtom é amarelado e você usar uma base (NW) vai ficar branca nas fotos, mesmo a base sendo do mesmo tom, por exemplo, 25.
Então, cuide o tom e subtom da base, para não errar.
Para ler o post que falo sobre o Subtom, CLIQUE AQUI.
2. Base com FPS e Base HD.
O FPS (Fator de Proteção Solar) na base tem a função de impedir que os raios solares UVA e UVB alcancem as camadas da pele, derme e epiderme. O filtro solar faz realmente a função de um filtro, deixando que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e refletindo o restante. Bases com FPS são excelentes e quase que obrigatórias para serem usadas durante o dia, mas a noite, onde não temos as incidências de raios solares o fator de proteção solar é dispensável, pois pode refletir e causar o efeito branco na pele. Evite usar bases com FPS à noite.
Já a maquiagem de alta definição (HD - High Definition), surgiu pra minimizar os efeitos da tecnologia HD no rosto dos atores que ficavam evidenciados frente às câmeras. Com ela, marcas de expressão, manchas, olheiras e até poros, que antes eram ressaltados são disfarçados e reduzidos, pois são produtos produzidos com micropigmentos fotocromáticos quase imperceptíveis a olho nu que refletem a luz, resultando em uma aparência natural e de pele perfeita. As maquiagens HD foram criadas para serem usadas em ambiente com luz controlada, como filmes, programas de TV ou em fotos profissionais, pois o fotógrafo sabe regular a quantidade de luz que será capturada pele câmera. Em uma festa, muitas vezes, não temos essa “regulagem” de luz, o que pode acabar com a nossa foto, dando efeito branco no rosto.
3. Pó de Finalização ou Pó Translúcido.
Assim como algumas bases e corretivos, os pós de finalização como o Prep+Prime Transparent Finishing Powder da M.A.C e os translúcidos possuem micropigmentos que refletem a luz para disfarçar linhas finas e poros, e esses compostos acabam refletindo o flash e criando o efeito fantasma ou o efeito acumulado dos produtos na pele. Um dos componentes que criam esse efeito é o dióxido de titânio, mas também há outros que causam o mesmo efeito. Você não tem como saber se o pó translúcido vai ou não refletir à luz.
Minha dica é, finalizou a maquiagem, faz uma foto com flash. Se o rosto ficou branco, ainda dá tempo de corrigir antes de sair. Os pós de finalização e translúcidos não são vilões, na verdade são uma ótima opção na hora de fazer e finalizar a maquiagem, mas podem causar esse efeito esbranquiçado na pele se não for muito bem esfumado, pois eles são invisíveis a olho nu, sempre aplique em pequenas quantidades esfumando muito bem para que não acumule.
4. Luz direta do Flash.
Quando estamos numa festa, com ambiente mais escuro, e vamos fazer uma selfie o flash geralmente vai incidir diretamente no nosso rosto, o que vai causar o efeito fantasma, pois devido à proximidade e a potência do flash o rosto vai sim ficar branco. Já se estamos falando em um profissional da fotografia isso não costuma acontecer porque eles nunca jogam o flash diretamente na pessoa, como os flashes são potentes eles podem vira-los para o lado ou para trás e difundir a luz, e daí não acontece esse efeito.
Espero que com essas dicas você nunca mais saia nas fotos como um fantasminha.
Grande abraço e nos vemos por aqui.