Saber identificar o tom e o subtom da pele é muito importante para podermos escolher as melhores combinações de cores na maquiagem, roupa, acessórios e a cor de cabelo que mais harmoniza conosco.
O tom da pele depende normalmente de fatores genéticos, mas também podem influir os fatores ambientais e o estilo de vida de cada pessoa, por exemplo: Imagine uma pessoa que mora em um local quente, ensolarado e próximo da praia, geralmente ela terá um tom de pele mais escuro do que uma pessoa que mora em um local mais frio. Podemos dizer que o tom é a variação de luminosidade da pele, que vai do claro para o escuro, ou seja, do bege claro rosado ao marrom escuro.
O Subtom nada mais é do que a cor de fundo da pele. É importante lembrar que o subtom da pele não tem nada a ver com etnia, ou seja, não é porque seu tom é escuro que você possui necessariamente o subtom quente, e não é porque seu tom é claro que você possui subtom frio. Podemos classificar os subtons de pele em: Frios (quando nossa pele puxa para uma cor rosado), Quentes (quando a pele é mais amarelada) e Neutros (quando fica entre as duas tonalidades ou quando puxa para um esverdeado).
Sempre que falamos em cores devemos lembrar o círculo cromático e das cores complementares e análogas, pois com elas conseguimos fazer combinações mais harmônicas de roupas, acessórios e maquiagem para cada cliente, valorizando e realçando sua beleza natural, mas para isso, é preciso sabermos identificar o subtom da pele.
Existem várias formas de identificarmos o subtom da pele, o mais simples, é identificar o subtom a olho nu, apenas olhando para a cliente, mas isso exige um pouco mais de treino e experiência por parte do profissional.
Outra forma para saber o subtom da pele é identificando a coloração das veias do braço. Em um local com luz natural veja se as veias são esverdeadas ou azuladas, se conseguir vê-las azuis o subtom da pele é frio, se forem verdes é quente, mas se forem uma mistura de verdes e azuis ou verde-azuladas, ou ainda azul-esverdeado o subtom é neutro.
Ainda podemos nos perguntar: “Qual cor de jóias me sinto melhor?” Se a resposta for jóias douradas o subtom é quente, se forem prateadas o subtom é frio. Podemos também colocar na palma da mão duas moedas, uma dourada e uma prateada, a que harmonizar melhor com nossa pele irá identificar nosso subtom, novamente, se for a moeda dourada o subtom é quente e se for a moeda prateada o subtom é frio. Você também pode utilizar pedaços de tecidos ou sombras em tons dourados e prateados para fazer esse teste.
Se você ainda com essas dicas não conseguiu identificar o subtom da pele, saiba que a grande maioria das peles brasileiras são amareladas ou alaranjadas, portanto, possuem o subtom quente.
Lembre que isso não é uma regra, é apenas uma indicação.
Grande abraço e nos vemos por aqui.