Já se foi o tempo em que somente a base, pó e corretivo eram suficientes para preparar bem a pele. Hoje em dia, a maquiagem serve não só para embelezar, mas também para correção de pequenos defeitos que não gostamos, como por exemplo, afinar o nariz, diminuir a testa e afinar o rosto.
Existem vários formatos de rosto, os mais comuns são, oval, quadrado, triangular invertido e redondo. É importante levar em consideração o formato do rosto para fazer um contorno correto e deixar a produção ainda mais poderosa.
Oval Quadrado Triangular Invertido Redondo
É importante conhecermos também quais produtos devemos utilizar para realizar essa técnica, e para isso, CLIQUE AQUI.
Existem dois tipos de contorno de rosto, o Contorno de Modificação e o Contorno de Definição.
O Contorno de Modificação transforma e modifica todos os formatos de rosto no formato que é considerado mais harmônico, o oval. Por exemplo, em um rosto quadrado, escurecemos os ângulos mais acentuados deixando esse rosto mais “ovalado”, modificando assim seu formato. Usado para a simetria, equilíbrio e balanço do rosto. O único perigo nessa técnica é que algumas vezes a cliente não consegue se reconhecer dependendo da modificação que é feita, por isso, essa técnica é utilizada em caracterizações.
O Contorno de Definição ou Contorno de Realce é utilizado para definir o rosto e os traços naturais da pessoa, por exemplo, abaixo do osso zigomático, criando profundidade e afinando o rosto, contorno da mandíbula, testa, etc., mas sem alterar as feições naturais, apenas valorizando suas características. Esse tipo de contorno pode ser utilizado em todos os formatos de rosto.
As técnicas de contorno e iluminação funcionam como um jogo de luzes e sombras, no qual os produtos são usados para realçar ou disfarçar determinadas áreas do rosto ou criando mais harmonia e simetria ao chamar a atenção para outras.
Existe uma medida correta para marcarmos o contorno no rosto de acordo com o visagismo. Essa medida é definida em duas linhas que se cruzam, uma vertical do canto dos olhos para baixo e outra horizontal que cruza entre o nariz e a boca entre o terço médio do rosto e o terço inferior. O Contorno vai da parte alta da orelha (onde colocamos o óculos) até o ponto de encontro entre as duas linhas.
Para iluminarmos o rosto utilizamos um pó opaco ou corretivo mais claro que o tom da pele, criando um destaque maior para determinadas áreas, como, centro da testa, o osso do topo do nariz, abaixo dos olhos e no queixo. Esses produtos devem ser sem brilho, pois aqui estamos criando correções no rosto.
Para criar o contorno do rosto é necessário utilizar um pó opaco ou corretivo mais escuro que a pele. Essa técnica é utilizada para criar profundidade e para disfarçando áreas que não gostamos no nosso rosto. O produto pode ser aplicado nas extremidades da testa, nas laterais do nariz, abaixo do osso zigomático ou na linha da mandíbula de acordo com a necessidade de cada um. Todo contorno deve ser suave, feito com produtos apenas dois tons mais escuros que a cor natural da pele e sem brilho, e sempre esfumado, de maneira a criar um degradé imperceptível.
O princípio básico é que o claro aumenta, destaca e aproxima, enquanto o escuro diminui, afasta e disfarça.
Esse tipo de maquiagem realça o formato do rosto chamando atenção para os locais que se deseja destacar, e dando mais profundidade às regiões que precisam ser disfarçadas. A ideia é que se crie a impressão de proporções perfeitas ao afinar, corrigir e disfarçar alguns traços, enquanto se destaca, realça e chama a atenção para os pontos desejados.
Para conhecer e entender a diferença entre Contorno e Bronzer, CLIQUE AQUI.
Espero ter ajudado!
Grande abraço e nos vemos por aqui.