top of page
Adriano Roman

Dica Express: Higienização dos Pincéis



Os cuidados e a higienização dos pincéis de maquiagem são tão importantes quanto dos outros produtos, ou mais. Ás vezes surge algum tipo de alergia na pele e logo pensamos: “Hi, deve ser dessa marca de base que estou usando”, até pode ser, mas na maioria das vezes é devido a falta de limpeza e higienização dos pincéis.


Os pincéis além de acumularem resíduos de maquiagem, acumulam sujeiras, fungos e até mesmo bactérias que podem contaminar nossa pele provocando o surgimento de espinhas, alergias ou dermatites mais graves. Isso acontece por que quando utilizamos os pincéis eles ficam úmidos com a base e os outros produtos cremosos, e logo após guardamos os pincéis, e essa umidade que fica abafada na nossa “case” é o meio favorável para o surgimento desses microrganismos.


Então, tome muito cuidado!

Para evitarmos essas contaminações devemos fazer dois tipos de limpeza nos pincéis:



1º Limpeza Rápida


Para isso, utilizamos os Higienizadores de Pincéis.



São produtos específicos para a limpeza rápida, pois além de retirarem o excesso de produtos das cerdas, conseguem matar fungos e bactérias, evitando assim a contaminação entre clientes. Esses produtos secam muito rápido, em torno de cinco minutos as cerdas já estão secas, e os pincéis prontos para serem usados.


Esse tipo de limpeza é feita diariamente, após o expediente de trabalho, onde o profissional irá higienizar todos os pincéis antes de guardá-los, ou entre uma cliente e outra, para que não haja contaminação cruzada, ou seja: passar contaminação de uma cliente para outra, ou até mesmo, para fazer a limpeza entre as sombras utilizadas na maquiagem.



Passo-a-passo:





1º Escolha o pincel a ser higienizado;






2º Borrife o higienizador de pincéis em uma toalha de papel;



3º Com movimentos circulares, passe o pincel sobre a solução até que todos os resíduos de maquiagem sejam eliminados;





4º Com o pincel limpo, aguarde alguns minutos para que as cerdas sequem.







E, pronto, pincel limpo e higienizado para ser guardado ou utilizado novamente.





2º Limpeza Pesada


Essa é outra forma de limpar os pincéis, e para isso, utilizamos os seguintes produtos:

Detergente neutro de louça, Sabonete para roupa íntima, Sabonetes antibacterianos.


Esse tipo de limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana, e os produtos utilizados devem ter ação antibacteriana, para realmente limpar e higienizar os pincéis. A Limpeza Pesada visa retirar por completo toda a sujeira e resíduos de produtos que não foram eliminados na Limpeza Rápida, matar todas as bactérias e fungos que possam ainda resistir nas cerdas dos pincéis.


Quando estamos fazendo a limpeza pesada é importante conseguirmos identificar quais são os pincéis de cerdas sintéticas e os de cerdas naturais. Os pincéis de cerdas naturais são feitos de pelos de animais e são estruturas como a do nosso cabelo, que podem ressecar, quebrar ou cair, então devemos ter um cuidado um pouco maior. Após a limpeza devemos utilizar um condicionador para hidratar, suavizar e amaciar as cerdas naturais, já os sintéticos não precisam ser condicionados, pois são feitos de Nylon ou Taklon, que são fibras mais resistentes e não correm o risco de quebrar devido ao ressecamento.


Passo-a-passo:





1º Escolha o pincel para fazer a limpeza pesada. Separe os que são de cerdas sintéticas e os de cerdas naturais.








2º Molhe as cerdas em água corrente cuidando para não molhar o cabo de madeira, caso isso ocorra, poderá descolar o cabo.








3º Coloque um pouco de produto para higienização (Detergente neutro de louça, sabonete antibacteriano, etc.) na palma da mão.







4º Faça movimentos circulares com o pincel até formar bastente espuma e as cerdas ficarem limpas. Cuide para não apertar de mais, evitando "escabelar" as cerdas. Caso seja necessário repita a operação.








5º Enxague bem as cerdas até que toda a espuma seja eliminadas e a água saia limpa.







6º Se os pincéis forem de cerdas sintéticas é só ajeitar as cerdas no formato original e deixar secar, mas se forem naturais é preciso passar um pouco de condicionador deixando agir por alguns minutos e logo após enxaguar, ajeite as cerdas no formato original e deixe secar.







7º Deixe secar sobre uma toalha com o cabo mais alto que as cerdas, para que a água que entrou nas cerdas escorra. Deixe secar à sombra e ao natural. Evite usar secador de cabelo.






Algumas pessoas usam xampú de bebê para fazer a lavagem pesada, mas eu não gosto muito. O xampú infantil é muito suave e com Ph neutro, que não irá eliminar as bactérias, fungos ou microrganismos presentes nas cerdas dos pincéis.


Espero que essas dicas ajudem na hora de fazer a limpeza e higienização dos pincéis.


Grande abraço e nos vemos por aqui.






bottom of page