top of page

Conhecendo os Pincéis - I


Hoje em dia temos uma grande variedade e tipos de pincéis para maquiagem no mercado, e é importante sabermos o tipo de cerdas e para que serve cada um deles para alcançarmos o efeito desejado na mquiagem. Logo abaixo explico para que serve cada pincel, mas primeiramente, vou explicar a diferença entre as cerdas sintéticas e naturais.


Pincéis de cerdas sintéticas: Feitos de Nylon ou Taklon, possuem cerdas brilhantes e com grande variedade de cores, costumam ser mais macios que os naturais. Não absorvem os produtos. São indicados para produtos cremosos e líquidos.


Pincéis de cerdas naturais: Feitos de pelos de animais (Cabra, Pônei, Esquilos, etc.), custam mais que os sintéticos, mas são mais densos e as cerdas são porosas que capturam mais produtos, sendo mais indicado para produtos em pó. Duram muito se cuidados adequadamente, é importante condicionar as cerdas no momento da higienização semanal.


Os pincéis e esponjas são as principais ferramentas do maquiador, eles auxiliam na aplicação e no acabamento dos produtos. Agora apresento os tipos e as funções dos principais tipos de pincéis utilizados na realização de uma maquiagem completa.


Começamos com os pinceis e esponjas para a preparação da pele.

Os pincéis para aplicação de base são em tamanho maior, já os de corretivo são no mesmo formato, porém, menores.

Esponjas: É a ferramenta mais simples, mas nem por isso deixa a desejar, o acabamento pode ficar leve ou mais pesado, depende de como foi feita a aplicação. Podem ser no formato oval, tipo beauty blender, ou as famosas esponjas queijinho, que são no formato triangular.


Língua de gato: É o mais tradicional dos pincéis para a aplicação de base, tem um resultado muito bom, mas precisamos cuidar que ele deixa algumas marca e linhas conforme passamos no rosto.


Kabuki topo reto: Possuem muitas cerdas e são bem densos, aplicam muito produto na pele. Existem de vários tamanhos dos grandes para aplicação de base e os menores para corretivos. É o tipo que eu mais gosto para fazer aplicação da base. Ele é otimo para fazer a aplicação daquelas bases mais baratinhas e que não fixam na pele.


Kabuki cônico: Também muito denso, ele atinge lugares menores, como lateral do nariz, próximo do canto lacrimal e possui maior precisão. Ótimo para esfumar bases e corretivos, quando utilizamos as técnicas de contorno e iluminação.


Duo fiber: Possui cerdas naturais e sintéticas, por isso a origem do nome, ele deixa a maquiagem mais suave e natural. Pode ser usado tanto na aplicação quanto no polimento dos produtos. Por possuir os dois tipos de cerdas pode ser usado para bases e corretivos ou produtos em pó. Eu utilizo muito esse tipo de pincel para fazer a aplicação do hidratante e do primer no rosto.


Agora vamos entender os pincéis para aplicação de produtos em pó.

A aplicação do pó facial pode ser feita com vários tipos de pinceis ou esponjas. A aplicação com pincel fica mais leve, já as esponjas deixam um aspecto mais pesado na pele. O tamanho do pincel deve ser adequado ao tamanho do rosto.

Esponjas: Apesar de serem mais práticas, as esponjas acumulam muito produto e podem deixar a pele com aspecto artificial. Para garantir uma aplicação mais leve, tire o excesso de pó antes de aplicar no rosto.

Pincel redondo: É o modelo de pincel mais comum para aplicação de pó compacto ou solto no rosto. Feito de cerdas naturais, o acessório garante uma pele com acabamento aveludado e uniforme. Aplique sempre em movimentos circulares.





Pincel Kabuki: Devido à sua densidade, o pincel kabuki é ideal para aplicação de pó mineral. Para garantir uma aplicação natural e uniforme, espalhe o produto fazendo movimentos circulares. Eles deixam um acabamento parecido com o das esponjas


Esses próximos pinceis são para finalização e acabamento da pele.

A aplicação do blush, iluminador e contorno podem ser feitos com um mesmo pincel. Mas aqui mostro os tipos específicos para cada produto.

Blush: O modelo arredondado é o mais fácil de ser encontrado e garante um efeito natural e esfumado para as bochechas, já os pincéis chanfrados são ideais para quem deseja uma aplicação mais precisa de blush. Cuidado para não exagerar na quantidade e ficar com o rosto marcado. Vá sempre depositando os produtos aos poucos, criando camadas, nunca exagere na primeira vez, depois é mais complicado para corrigir.


Iluminador e Contorno: O Pincel de modelo pontudo é ideal para conseguir maior precisão na hora de aplicar o iluminador. Concentre o produto na ponta do pincel e deposite dando leves batidas na área desejada já os menores são indicados para quem deseja iluminar o rosto com precisão em áreas especificas. Além disso, garante uma pele com aspecto esfumado e natural. Para o contorno os pincéis mais densos e de precisão, mas cuidado para não exagerar e escurecer demais o rosto, retire o excesso de produto antes de aplicar. Os pinceis de blush são muito bons para aplicar esses produtos também.




Para conhecer os pincéis para OLHOS e os pincéis para ACABAMENTO e FINALIZAÇÃO, clique aqui.


Grande abraço e nos vemos por aqui.



bottom of page