top of page
Adriano Roman

Tratamentos com Argila: a "lama" do bem



A argila é ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por diferentes tipos de minerais, dependendo da argila escolhida, como o ferro, alumínio, magnésio, sílica, cálcio, entre outros. Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, rosto e cabelo.


Atenção: não é qualquer barro encontrado por aí que pode ser considerado terapêutico. A argila é formada por grãos extremamente pequenos e rica em minerais que oferecem benefícios à pele. Assim, a terra que encontramos facilmente por aí é areia e não argila. Então nada de correr riscos; conheça a seguir os tipos de argila e suas aplicações estéticas e tratamentos que utilizam esta "lama" do bem.



Alguns dos principais benefícios são:

  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.

  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.

  • Absorve toxinas e impurezas.

  • Promove a reconstituição dos tecidos.

  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.

  • Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.

  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.

  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.

  • Suaviza e amacia a pele.

Conheça cada tipo/cor e suas funções epecíficas:

Argila Verde (Adstringente): É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Se você usar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar: isso é normal.


Argila branca (clareadora): É indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.


Argila Vermelha (Redutora): Esta argila é própria para tratamentos estéticos corporais. Possui grande capacidade de redução de peso e medidas. Em tratamentos faciais, aplicada com movimentos circulares e esfoliantes, promove intensa renovação celular. Quando misturada com a Branca, se transforma na Argila Rosa, mais suave e com ação desinfetante e cicatrizante.



Argila rosa: É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar. Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.



Argila Amarela (tensora): É indicada para peles maduras. Esta argila é rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Ela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem bom efeito tensor e reduz rugas e inflamações.


Argila cinza (antioxidante): É indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.


Argila preta (anti-inflamatória): É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica ou lama negra. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, indicada no tratamento de reumatismo, artrite e artrose. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.


Argila marrom (revitalizadora): Com efeitos purificante, adstringente, cicatrizante e tonificador, esta é uma argila mais rara devido a sua pureza. É eficaz contra a acne, ativa a circulação, tem efeito rejuvenescedor, equilibrador e revitalizador da pele e células.

Como fazer a aplicação:

  • Importante: Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem.

  • Misture a argila em pó com água mineral ou chá de camomila até obter uma consistência nem muito líquida e nem muito seca, deve ficar parecida com uma consistência de mousse.

  • Aplique uma gaze umidecida sobre o rosto, evitando a área dos olhos e lábios. Isso irá facilitar na hora de retirar a argila da pele.

  • Aplique a argila sobre a gaze utilizando um pincel de cerdas sintéticas, evitando a região dos olhos e lábios.

  • Assim que secar (leva em torno de 20 a 30 min.), volte a umidecer a argila e retire a gaze da pele, removendo o excesso de argila.

  • Finalize a limpeza da pele com toalhas descartáveis umidecidas em água.

  • Enxugue o rosto delicadamente e não use cremes ou maquiagem nas próximas duas horas.


A aplicação deve ser feita duas vezes na semana por pelo menos quatro semanas, mas não possui contra-indicação, pode ser usado por muitos meses seguidos.

Dependendo da argila escolhida, no momento que retirar da pele, você vai notar que a pele ficou avermelhada, isso é normal, pois a argila ativa a circulação da pele. Isso ocorre principalmente nas argilas de cor verde, cinza e preta.


As argilas em pó são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácia de manipulação. Em Porto Alegre, são facilmente encontradas no Mercado Público.


Espero ter ajudado. E, você, já usou ou experimentou os benefícios das argilas?

Grande abraço e nos vemos por aqui.



bottom of page