top of page
Adriano Roman

Base


Não importa qual a maquiagem você vai usar ou fazer na cliente, mas uma pele bem feita, a cor da base correta, nem mais clara e nem mais escura que a cliente e uma boa cobertura vão fazer toda a diferença no resultado final.

A Base é um dos itens principais da maquiagem, e é importante que o maquiador saiba escolher o tipo (líquida, em pó, mousse, etc), acabamento (luminoso, neutro ou matte) , o nível de cobertura (baixo, médio ou alto) e o subtom (amarelado ou rosado) para cada cliente, além de ter pelo menos três tons, um muito claro, um médio e um super escuro, assim conseguimos fazer misturas e chegar no tom exato da nossa cliente.

A base é um dos itens que devemos insvestir mais, compre e use produtos de qualidade pois isso vai dar uma diferença enorme no acabamento e resultado final da maquiagem. Aqui apresento alguns tipos de bases, como:


Multifuncionais: Possuem acabamento super leve e além de colorir trazem outros benefícios a pele, como: BB Cream (Blemish Balm): Fotoproteção, Hidratação, Leve coloração e Ação clareadora; CC Cream (Color Control): Fotoproteção e Uniformização da cor da pele; DD Cream (Daily Defense): Indicado para o Rosto e Corpo, possui Fotoproteção, Hidratação e Autobronzeador. Lembre-se que dependendo do fabricante essas funções podem variar.


Base Líquida (Cobertura Leve): Possui efeito e cobertura leve, o que garante um acabamento mais natural à pele. É ideal para ser usada durante o dia. Indicada para peles maduras ou peles jovens sem manchas, pois são leves e não marcam as linhas finas e dão acabamento suave. Escolha uma específica para seu tipo de pele (seca, mista, oleosa ou normal).


Base Líquida (Cobertura Média a Alta): A base de cobertura média ou alta é ideal para as pessoas que possuem imperfeições, manchas ou marcas no rosto, pois seu acabamento é mais denso, e ela cobre muito bem a pele. Ideal para o dia a dia ou para a noite, dependendo do resultado que você espera. Lembre o acabamento é sempre mais pesado.


Base em Pó: A base em pó é ideal para quem possui a pele oleosa. A ação do pó mineral absorve a oleosidade e deixa a pele com aspecto “mate”, sem brilho e sequinha. O ideal é usar uma quantidade dosada para não pesar muito e removê-la totalmente com demaquilante antes de dormir.


Base Stick (Bastão ou barra): Essa apresentação possui uma das fórmulas mais pesadas de base. É aplicada em peles que necessitam de maior cobertura. Geralmente ela pode ser utilizada como base e corretivo.


Base Mousse: A base mousse possui cobertura leve a média, ainda sim deixam um acabamento natural. A maioria se apresentam em versão oil free, em consideração às peles oleosas. Indicadas para todos os tipos de pele. Pode ser aplicada com um pincel achatado ou kabuki, desde que sejam de cerdas sintéticas.


Base Cremosa e Compacta: Ideal para a cobertura de manchas e pequenas imperfeições, pois sua textura é mais densa e oleosa. Ela é ideal para ser usada durante a noite. Pode ser usada por todos os tipos de pele, desde que a sua aplicação seja dosada em peles oleosas, é indicada para as peles secas. Também podem ser usadas como corretivo.

Base Spray: Promete dar um acabamento de “airbrush”, deixando a pele mais natural. É um pouco mais difícil de aplicar e pode concentrar em algumas áreas do rosto. O mais indicado é espalhar com um pincel ou esponja, para o acabamento ficar mais leve e uniforme.





Lembre que a base é sempre testada no contorno da mandíbula e a cor deve desaparecer na pele, isso indica que a base é perfeita para sua pele. Não esqueça de escolher as bases com subtom amarelado (para as peles claras) ou alaranjado (para as peles negras), pois se adaptarão na grande maioria das brasileiras.


No próximo post vou apresentar os tipos de CORRETIVOS e suas aplicações.


Grande abraço e nos vemos por aqui.

bottom of page