Os itens de finalização como delineador, lápis de olhos e máscara de cílios dão o acabamento final à maquiagem, com eles a maquiagem fica mais completa. Já os lápis jumbo são usados como fixadores e potencializadores de sombras, deixando aquela sombra menos pigmentada com uma cor incrível e o melhor é que dura muito, mesmo em pálpebras oleosas.
Lápis de olhos: Existem no mercado de várias cores mas o mais usado é o clássico preto. Sempre prefira os à prova d’água, que não escorrem, mas se você quer fazer um efeito esfumado com o lápis, aconselho que ele seja normal, os à prova d’àgua fixam muito na pele e são mais difíceis de esfumar. O lápis branco e nude, aplicados na linha d’água, servem para dar efeito de olhos maiores, já os marrons são indicados para efeitos mais suaves, por exemplo, em peles claras. Eles podem ser os tradicionais de madeira, com um traço mais firme e textura cremosa e os retráteis em forma de lapiseira. Eu prefiro os tradicionais, pois são mais fáceis de fazer a higienização, evitando possíveis contaminações entre as clientes.
Lápis Jumbo: Os lápis jumbo são usados em algumas técnicas de fixação e potencialização de sombras, os mais usados são os brancos e pretos. Os lápis jumbo intensificam a cor daquelas sombras menos pigmentas deixando-as mais intensas e vibrantes, além de fixar muito. O branco é usado para as sombras claras e o preto para sombras escuras, principalmente quando queremos fazer um olho preto esfumado. Importante que tenham uma textura cremosa para serem esfumados e criarem um efeito degrade bonito na pálpebra, evitando marcas indesejáveis.
Máscara para cílios: As máscaras podem ser de várias cores, mas as mais usadas são: preta, marrom e incolor. A preta e marrom são ótimas para os cílios, a primeira dá um efeito mais dramático e a segunda um efeito mais suave, super indicado para pessoas com cílios bem clarinhos e as máscaras incolor, que são utilizadas tanto para os cílios, quanto para fixar os fios mais rebeldes da sobrancelha. Dependendo do formato da escovinha do aplicador elas terão efeitos diferentes, basicamente, as escovinhas mais grossas dão volume e as fininhas alongam. Aconselho sempre ter uma que seja à prova d’água e outra normal.
Delineador: É usado para dar acabamento aos olhos, mas cuidado, olhos pequenos e olhos maduros mais enrrugadinhos, não devem usar delineador, pois podem marcar as pálpebras deixar o traçado tremido. Nestes casos, prefira um efeito com o lápis bem esfumado na raiz dos cílios. Existem vários tipos de delineadores, os mais comuns são os líquidos, que são mais difíceis de aplicar, pois o “líquido” pode escorrer e borrar a pálpebra, mas esse tipo de delineador deixa um traço bem pigmentado, os delineadores em caneta, que devido ao formato ser parecido com o de uma caneta de escrever, a aplicação é mais intuitiva e se torna mais fácil e os delineadores em gel, que também são fáceis de aplicar, pois não escorrem, porém precisamos de um pincel chanfrado ou de ponta fina e pequeno para fazer a aplicação, em alguns casos o traçado não fica tão pigmentado e escuro quanto os tipos anteriores.
O grande segredo do delineado perfeito é o TREINO e a PRÁTICA, então não desista e siga tentando.
IMPORTANTE: Todos os lápis devem ser apontados antes de serem usados, evitando assim possíveis contaminações entre as clientes. Sempre aponte os lápis, torne isso um hábito na sua rotina e não esqueça de higiênizar o apontador com álcool.
No próximo post vou falar sobre BLUSH, ILUMINADOR e BRONZER e suas aplicações.
Grande abraço e nos vemos por aqui.
Comments