top of page

Dica Express: Livros de referência


Na Dica Express de hoje eu falo sobre os livros que eu utilizo para pesquisa ou para inspiração. É importantíssico além do conhecimento prático das técnias de maquiagem o conhecimento teórico. Esses são apenas alguns dos livros que eu utilizo, os que eu mais gosto e os que eu acho importante compartilhar com todos.

Visagismo, harmonia e estética: Neste primeiro livro Philip Hallawell apresenta o visagismo e explica como identificar e harmonizar as características de cada pessoa. Excelente para quem quer introduzir o visagismo no seu trabalho.



Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza: O segundo livro de Philip Hallawell mostra como elaborar um estilo, usando algumas ferramentas como a análise do temperamento, comportamento e características físicas de cada pessoa para criar uma imagem pessoal personalizada. Aconselho ler o primeiro livro e depois este.

Max Factor, o homem que mudou as faces do mundo: Traz a história de vida desse homem que é referência do inicio da maquiagem e foi um dos pioneiro na criação das maquiagens que conhecemos hoje em dia. Ele considerado o pai da maquiagem e acredito que todos que trabalham na área da maquiagem devem ler este livro.



A mulher que inventou a beleze: A vida de Helena Rubisntein: Outra biografia muito interessante. Aqui conhecemos a vida dessa mulher que ficou conhecida como a pioneira na indústria de cosméticos e cremes de tratamentos faciais. Se o Max Factor é o pai da maquiagem, Helena Rubinstein é a mãe dos cosméticos.

Maquiagem - Técnicas, referências e atuação profissional: Livro escrito por Márcia Cezimbra, traz informações básicas, porém, consistentes sobre o mundo da maquiagem, além de algumas tendências do mercado atual ela fala sobre técnicas muitos úteis para maquiadores iniciantes e profissionais. Esse foi um livro que me surpreendeu muito.



O Boticário, Maquiagem by Fernando Torquatto: O livro explica desde o básico até dicas mais elaboradas. O legal desse livro é que ele vem com um CD, com o making off das fotos e acompanha também um óculos 3D, pois algumas fotos são em 3D. Esse livro é vendido nas lojas o boticário, mas não sei se ainda tem disponível para venda.





Estes são alguns dos livros que eu gosto. Existem uma infinidade de livros sobre o tema e como eu já disse é importante que o maquiador tenha além das prática o conteúdo teórico para embasamento de suas técnicas e para orientar às clientes da melhor forma possível.


Eu gosto muito de comprar meus livros de maquiagem na Livraria Cultura no Bourbon Country em Porto Alegre.


Grande abraço e nos vemos por aqui.




© 2016 por Adriano Roman com Wix.com

bottom of page